Total de visualizações de página

terça-feira, 5 de julho de 2011

Comemoração!

Bom dia, um ótimo dia!

Hoje, foi o dia tão esperado. Nossa equipe está muito feliz com o segundo ano consecutivo de vitória, pois muitas vezes brigamos entre si e pensamos até em desistir. Muitas vezes discordamos, se estressamos, várias tardes atravessamos a cidade em busca de lixo e pilhas. Cansamos, e muito... Fizemos até as coisas sem vontade nenhuma. E depois de tudo isso, levantamos e seguimos em frente, firme e forte, na luta. A gincana não foi feita para ganhadores ou brigas. A gincana foi feita para aprendermos, errar e acertar. Gostaríamos de parabenizar todas as equipes que foram brilhantes e assim como nós deram o máximo de si. Todos nós nos envolvemos o quanto pudemos, e todos nós estamos de parabéns. Queremos agradecer os professores que nos ajudaram, a diretoria da escola, e especialmente a nossa queridíssima Leani, coordenadora da Gincana Ambiental! Pelas suas ideias, por correr atras de tudo e fazer com que tudo dê certo sempre, por nos dar dicas e conselhos, além de disponibilizar o seu tempo conosco. Temos certeza de que para sempre lembraremos de tudo que passamos durante a Gincana, e levaremos conosco tudo que aprendemos.





e...


Somos os Cardeais, destruição nunca mais! É a 113 defendendo os animais ♪♪




Os reflorestadores juntamente com os cardeais, jamais serão esquecidos!

Obrigada turma 113, pela garra e determinação!



















sábado, 2 de julho de 2011

Lixo, lixo e mais lixo...


No último dia 28 houve a entrega dos materiais reciclados na ASMAR onde todas as equipes levaram seus lixos que juntaram durante toda a Gincana, para a pesagem dos mesmos. 
Foi muito divertido e também muito cansativo... nossa equipe teve que separar os papelões das garrafas pets e tinha muito lixo! Mas vários de nossos colegas foram nos ajudar e além deles o Douglas capitão da equipe Bugio e a Bruna Picco que estuda no colégio Pacelli também fizeram a sua parte :) 
Até brincamos que nessa época de Gincana Ambiental, os catadores de lixos teriam um grande prejuízo nas suas vendas, pois todas as equipes ajuntaram uma quantidade enorme de materiais! ahuhuauhauhahu :D
E quando acabou, fomos todos embora muito exaustos, pois não somos acostumados com esse trabalho.. e também podemos ver como essas pessoas trabalham suado para manter seu sustendo e de seus filhos.

Agora algumas fotos da nossa equipe:





                    

A Amazônia não é o Pulmão do Mundo !

Não se sabe quem utilizou esta expressão pela primeira vez, mas o sentido dela é que na Amazônia haveria uma enorme produção de oxigênio, o que na verdade não corresponde a realidade, segundo especialistas.


Não se sabe quem utilizou esta expressão pela primeira vez, mas o sentido dela é que na Amazônia haveria uma enorme produção de oxigênio, o que na verdade não corresponde a realidade, segundo especialistas. Descobertas científicas demonstram que a floresta amazônica encontra-se em estado de “clímax ecológico”: toda a biomassa (o conjunto de matéria viva da região) acaba sendo utilizada por outros organismos para seu metabolismo, produzindo dióxido de carbono. É verdade que a floresta produz uma imensa quantidade de oxigênio mediante a fotossíntese durante o dia. porém, as plantas superiores e outros organismos associados vivendo nessa mesma floresta respiram 24 por dia, ou seja o oxigênio que a floresta produz acaba sendo utilizado na respiração dela mesma. É importante salientar que a floresta amazônica constitui um enorme reservatório de carbono e, quando queimada, produz dióxido de carbono, aumentando assim o “efeito estufa”.

A Amazônia não é o “pulmão do mundo” no sentido comum do termo. No entanto, o sistema florestal da região, alem de evitar a erosão, funciona como uma “esponja”, absorvendo substâncias trazidas pelos ventos e pelas chuvas, sob a forma de poeira e partículas, da África e do Atlântico. Amazônia não é o 'pulmão do mundo', aponta pesquisador. Na capa de muitos jornais, sites, comunidades virtuais e blogs a Amazônia ainda é encarada como o grande “pulmão do mundo”. A idéia de que a floresta seria uma grande purificadora do ar, transformando gás carbônico em oxigênio, já foi desmentida por muitos cientistas, mas ainda sobrevive por aí. Apenas em dois textos do Blog da Amazônia, há 16 comentários que tratam a floresta dessa forma.   

Apesar de haver muitas provas de que a Amazônia não exerce esse papel, é consenso entre os pesquisadores que as extensas áreas de floresta do Norte do Brasil têm grande influência no clima do planeta. Mesmo não sendo o tal pulmão, a Amazônia ainda seria um órgão vital.

Floresta em equilíbrio    

Pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e um dos cientistas mais respeitados no mundo quando se fala de aquecimento global, o erro já começa no próprio apelido que se deu à Amazônia: “O pulmão não supre o oxigênio, ele tira.” O pesquisador explica que a floresta está em equilíbrio. Todo o gás carbônico capturado por meio da fotossíntese é liberado novamente à atmosfera quando as plantas respiram e quando as árvores morrem e entram em decomposição.   

Feranside ressalta, contudo, que o fato de a Amazônia não funcionar como o tal “pulmão do mundo” não significa que ela possa ser destruída. O desmatamento de milhões de quilômetros quadrados de floresta poderia desregular o regime de chuvas e acentuar o aquecimento global.

Círculo vicioso
A floresta está em equilíbrio apenas quando está em pé. Se ocorre uma queimada ou desmate, grandes quantidades de gás carbônico são liberadas na atmosfera, contribuindo para o efeito estufa. Hoje, o Brasil ocupa o quarto lugar entre os maiores emissores de gases que causam esse problema, sendo que cerca de três quartos dessa poluição provêm da destruição da mata. De acordo com Fearnside, o desmatamento é um péssimo negócio para o Brasil. “Além de emitir muito mais carbono do que o combustível fóssil, ele também traz muito pouco benefício para a economia do país, gera muito pouco emprego”, avalia.   

Com o aquecimento do planeta, a floresta corre o risco de entrar em um círculo vicioso de destruição e emissão de gases de efeito estufa, revela o cientista: “Na medida em que se começa a esquentar na Amazônia, morrem muitas as árvores. Com o aumento da temperatura, as árvores também precisam de mais água, e aí aumentam os problemas de incêndio. Além disso, esquenta-se o solo, que começa a liberar carbono. As grandes secas que houve na Amazônia, como a que aconteceu em 2005, tendem a aumentar.”   

Falta de água
Ainda que o desmatamento e as queimadas não liberassem gases de efeito estufa, a transformação da floresta em pastos ou plantações poderia mudar radicalmente o regime de chuvas. Fearnside explica que grande parte das chuvas do Centro-sul do Brasil são causadas por ventos que trazem vapores da mata no Norte. “Se transformarmos a floresta em pastagens, as chuvas cairão lá (na Amazônia) e irão direto para o oceano. A água não será mais evaporada”, revela.   

Além da falta de água potável – problema que já afeta periodicamente a cidade de São Paulo – a diminuição das chuvas também acarretaria na falta de energia. “No Centro-sul há muitas barragens, que geram energia para o Brasil. Essas hidrelétricas enchem em poucas semanas. Se falharem as chuvas nessas semanas críticas, as represas não enchem pelo resto do ano.”, alerta o pesquisador

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Materiais Recicláveis entregues

Equipes organizadas, mobilizaram pais  ou contrararam caminhão para fazer a entrega dos materiais na ASMAR. A tarde foi de muito trabalho, com mãos e roupas sujas no final... É, a vida de catador/selecionador de materiais recicláveis não é fácil.
Foram arrecadados:
PAPELÃO: 802 Kg
PET: 467 Kg
Equipe Cardeais - 113
PLÁSTICO de cor: 21 Kg
LATA: 47 Kg 



Equipe Falcões - 211




Equipe Bugio - 212
Peso total da Galera final
Retornando para casa

domingo, 26 de junho de 2011

Tarefas Via Blog = encerradas e Avaliação...

Equipes, encerramos hoje as tarefas via blog, bem como os DEZ pontos diários computados por postagens. O que cada equipe fará com seu Blog?
È uma resposta que vocês darão.
Minha avaliação da criação do blog por vocês vai de excelente para fantástico. 
Tenho prazer em entrar diariamente e ler suas pesquisas, seus textos próprios, curiosidades...
Temos uma ferramenta tecnológica em mãos, vamos aproveitá-la, para nos aproximarmos, para ampliar nossos conhecimentos, estimular nossa escrita e leitura?


Deixem seus depoimentos:
Como você avalia a criação e utilização do BLOG na GINCANA?

sábado, 25 de junho de 2011

Reta final !!!

Já estamos na reta final da gincana, as únicas tarefas que ainda temos é de recolhimento das latinhas, papelão e litros. Todos já estamos cansados, mas ninguém desanima, porque sabem que essa é a nossa última esperança. Temos que continuar e acreditar até o fim... por isso:

FORÇA CARDEAIS!!!!!   

( Douglas ;)

sexta-feira, 24 de junho de 2011

tarefa G!

Eco Óleo no Portal dos Condomínios



Empresa especializada no recolhimento de óleo de cozinha usado já atende em Jundiaí

Sabe aquele óleo de cozinha que você não tem idéia do que fazer e acaba jogando nos ralos e pias? Pois bem, ele já tem um destino certo. Em Jundiaí, já existe uma empresa que recolhe esse tipo de material e dá o destino certo, ou seja, encaminha para uma usina em Campinas/SP e lá, o óleo se transforma em biodiesel. Uma escola de inglês da cidade também aderiu ao projeto e está servindo de ponto de coleta.
De acordo com o proprietário da Eco-Óleo Reciclagem de Óleo, Humberto Martinez Garcia, a empresa disponibiliza os coletores sem nenhum custo para os condomínios e ainda retira o material em até dois dias. “Aqui em Jundiaí, nós já fizemos parcerias com alguns condomínios em troca desse óleo, nós disponibilizados algumas coisas que são utilizadas em benefício dos próprios moradores. Alguns nos pedem café, açúcar e até bolinha de ping-pong”, conta.
No caso de haver adesão do condomínio na coleta desse óleo, Humberto diz que ainda disponibiliza um material explicativo sobre como guardar o óleo até o dia da coleta, além de instruir sobre os benefícios que essa prática traz ao meio ambiente.
O óleo de cozinha deve ser guardado dentro de garrafas PET e descartados em coletores previamente instalados em local apropriado pela coleta.

Impactos ambientais
O óleo de cozinha jogado diretamente na pia pode prejudicar o meio ambiente. Se o produto for para a rede de esgoto encarece o tratamento dos resíduos em até 45%, e o que permanece nos rios provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos adjacentes que contribuem para a enchente. A solução para este problema é a reciclagem do óleo vegetal e existem várias maneiras de reaproveitar este produto sem dar prejuízos ao meio ambiente.
Só para se ter uma idéia um litro de óleo vegetal jogado no ralo contamina cerca de um milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos. Além, disso, a presença de óleos e gorduras na rede de esgoto gera graves problemas para a higiene e mau cheiro.
O óleo descartado pelas residências acumula nos encanamentos e retém outros resíduos como plástico e papel, entupindo as redes de esgoto e impedindo o fluxo de águas residuais, tornando um ambiente propício para atrair baratas e ratos. Assim, a destinação correta desse resíduo é indispensável para evitar a poluição das águas e demais problemas decorrentes.






Asmar conta com cerca
de 40 sócios
Na informalidade, os catadores recebiam R$ 0,10 pelo quilo de papel, e R$ 0,25 pelo quilo de plástico. Com a associação, recebem R$ 0,21 pelo papel, e R$ 0,51 pelo plástico, totalizando um fluxo mensal de aproximadamente R$ 6 mil
A Associação de Selecionadores de Materiais Recicláveis – Asmar – de Três de Maio, criada em agosto de 2005, e mantida com o apoio da Prefeitura Municipal, foi apontada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social – BNDS, órgão financiador, como modelo de geração de emprego e renda, possibilitando a inúmeras famílias, que até então trabalhavam na informalidade, agregar valor ao material produzido.








Programa Luz para Todos beneficia

52 famílias em Três de Maio
O sonho da luz elétrica para muitas famílias residentes no campo finalmente foi concretizado na região. Isso porque na última quarta-feira, dia 3 de maio, no Salão da Comunidade Católica de Manchinha foram entregues as obras de eletrificação Rural do Programa Luz para Todos, executados pela Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Rural Entre Rios Ltda (Certhil) com a parceria do governo Federal. Através do programa, 250 famílias, cerca de mil pessoas, de Independência, Alegria, São Martinho, São José do Inhacorá, Horizontina, Tucunduva, Doutor Maurício Cardoso, Novo Machado, Tuparandi, Porto Mauá e Três de Maio foram beneficiadas com o projeto. A ligação da energia elétrica nos domicílios é gratuita, e inclui a instalação de três pontos de luz e duas tomadas.
Em Três de Maio, 52 duas famílias foram atendidas. De acordo com o presidente da Certhil, Kurt Grenzel, todas as famílias beneficiadas fazem parte da área de atuação da cooperativa. Para a segunda etapa do programa, o número de beneficiados poderá chegar a 300, devido o grande número de inscrições por parte das famílias. “Nós, como cooperativa de eletrificação rural, estamos cumprindo com o nosso papel, que é levar conforto ao homem do campo. Neste caso, levando luz elétrica a todos. Temos a certeza que a energia fornecida para a propriedade é um avanço extraordinário e faz com que o nosso homem permaneça lá no campo, produzindo produtos de melhor qualidade e com mais facilidade, indiscutivelmente”, vislumbrou. 
O prefeito Altair Copatti salientou que o esforço da Certhil e do governo Federal para atender a todas essas pessoas vem resgatar o direito e a dignidade de todo cidadão. “Em Três de Maio, devemos ter no máximo 20 famílias que ainda não possui energia elétrica, porém na segunda etapa, elas também serão atendidas pela Certhil”, garantiu o prefeito.
O Programa Luz para Todos, do governo Federal já beneficiou 2,6 milhões de pessoas do meio rural, com investimentos liberados de R$ 1,23 bilhões. Para este ano, a meta é atender 600 mil domicílios com investimentos globais de R$ 3 bilhões. Cerca de 90% das famílias atingidas têm renda inferior a três salários mínimos e 80% estão no meio rural. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, o objetivo do governo é utilizar a energia como vetor de desenvolvimento social e econômico destas comunidades, contribuindo para a redução da pobreza e aumento da renda familiar. Até 2008, 10 milhões de pessoas serão atendidas no meio rural. No Rio Grande do Sul, o beneficio já atingiu 90 mil gaúchos.
Cigres terá inauguração oficial 


hoje e recebe atualmente 
18 toneladas de lixo por diao
Segundo a coordenadora geral da entidade, Nair Burmann, diariamente, as instalações recebem cerca de 18 toneladas de lixo, oriundas de cinco municípios (Inhacorá, Independência, Alegria, São José do Inhacorá e Três de Maio). O projeto já está em funcionamento há quase dois anos, sendo hoje promovido pela prefeitura de Três de Maio em parceria com as administrações municipais das cidades envolvidas. Para implantação deste foram investidos cerca de R$ 600 mil, sendo R$ 500 mil do Ministério do Meio Ambiente, e R$ 187 de cada prefeitura participante em forma de serviços com maquinário. “O lixo é recebido e reciclado nas esteiras, para posteriormente serem comercializados.” 
A dificuldade enfrentada pelo consórcio é a auto-sustentação do projeto. Com a comercialização dos materiais selecionados arrecada valores de aproximadamente R$ 5 mil a R$ 10 mil, quando os custos de manutenção chegam a R$ 26 mil. “Hoje as prefeituras custeiam esses trabalhos, repassando valores proporcionais ao número de habitantes.” O quadro funcional da usina é de 24 pessoas, entre direção e operadores (estes, realizaram seleção pública para ingresso, através de prova escrita).
Inês destaca que para a auto-sustentação do projeto, seria necessária efetiva conscientização da separação do lixo (seco e orgânico), para que não houvesse perdas de materiais devido à contaminação e sujeira. “É uma exigência do governo Federal que os municípios não tenham lixo a céu aberto por questões ambientais e de saúde pública. Todas as cidades no futuro terão que aderir a esse sistema. Nós já estamos na frente.”






efeitos da tecnologia

A exposição às tecnologias pode estar prejudicando adolescentes dos centros urbanos. Estudos apontam que estudantes estão dormindo entre uma hora e meia e duas horas a menos do que o necessário por dia. A realidade é diferente na zona rural, onde internet, computadores e videogames não têm atrapalhado as horas de descanso.
A conclusão é resultado de pesquisas que serão apresentadas desta quarta até sábado no 7º Congresso Brasileiro de Cérebro, Comportamento e Emoções, realizado em Gramado.
Conforme o neurocientista Fernando Louzada, da Universidade Federal do Paraná, o adolescente necessita dormir em média nove horas por dia. Pesquisas feitas no Paraná e em São Paulo indicam que os jovens com acesso às tecnologias, principalmente computador, dormem entre sete e sete horas e meia por noite, em dias letivos.

Os adolescentes do meio rural conseguem deitar mais cedo. Pelo menos 53% dos entrevistados disseram dormir mais do que nove horas diárias.
O sono dificulta a atenção e atrapalha o desempenho escolar. A privação do sono também está associada à alteração do humor e pode agravar quadros de depressão.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

6 parcial !

A partir disso,aqui está a última parcial: Computados os pontos das tarefas Òleo de Fritura; Pilha, Notas Fiscais; atividades no campo, vídeo, redação, 09 dias de blog temos: 

Equipe Bugio - 212: 2121 pontos
Equipe Cardeais - 113: 1683 pontos
Equipe Abelhas - 311: 1383 pontos
Equipe Falcão-211: 1134 pontos
Equipe Lobo-Guará - 81: 1024 pontos    perderam 20% dos pontos conquistados até 21/06 que eram 1192 (238 pontos).
Equipe Sapo cururu - 111: 993 pontos
Equipe Onça-pintada - 83: 920 pontos
Equipe Corujão -112: 829 pontos



quarta-feira, 22 de junho de 2011

Demorou mas enfim...

... temos uma banda em nossa escola. Há muitos anos já era pensado nisso, mas esse ano, por iniciativa de alguns alunos a banda está formada, e todos nós temos que apoiar e torcer para esse grupo musical conseguir sucesso representando nossa escola.

O nome da banda será "Hurricane Rock banda" e será composta pelos seguintes alunos:

Vocal/Guitarra: Félix Petry;

Guitarra Solo: Willian Scheer;

Bateria: Cristhian R. Maehler (PATO);

Baixo: Daniel Scheer (FEINHO);

Violão/Vocal: Lucas Schneider;

Guitarra Rítmica: Ernani Jr (PARANA);
  

TODOS DEVEMOS APOIAR, SIGAM ;)

Tarefa H...

  •  Reportagem relacionada ao meio-ambiente
Chuva acima da média deixa 40 famílias desabrigadas!
Opinião: Com o descontrole ambiental, causado pelas atitudes irracionais do ser humano, o mundo vem sofrendo com o aumento das chuvas entre outros, o que como diz a reportagem acaba deixando famílias sem condições de moradia, tendo que se abrigar em lugares improvisados. Tudo por causa de nós, isso nós mesmos que estamos acabando com o mundo e de uma forma ele está se manifestando contra nós.

  • Propaganda/anúncios relacionados ao Consumismo:
Aumenta a procura pelos cartões pré-pagos!
Opinião: Agora que vem chegando às férias de julho, os adolescentes viajam sozinhos, e usando o cartão pré-pago nas suas compras, os pais podem monitorar os gastos.
  •      Propaganda relacionada à Cultura ou Educação:
Alunos Ganham medalhas da OBEMEP!
Opinião: Como é importante estudar e se esforçar para conquistar um objetivo, esses alunos de todo país ganharam medalhas de ouro na olimpíada brasileira de matemática nas escolas públicas. Isso mostra como não é necessário estudar em escola particular para conquistar algo, e o Brasil pode-se orgulhar que ter estudantes tão inteligentes e capazes. 

parabéns a nossos modelos que representaram bem nossa turma hoje !

gabriela e daniel.

Resultado do video e da redação 
Hoje também foram votados os vídeos "Atitudes Sustentáveis": sendo os dois mais votados pela equipe de jurados: Turma 113 - Os CARDEAIS e turma 81 - LOBO-GUARÁ.
Já as redações "Consumismo x Sustentabilidade"  foram lidas e analisadas pelos profesores de Língua Portuguesa,  as escolhas:
1ª: Juliana - T. 212 - Equipe Bugio
2ª Bruna - T. 113 - Equipe Cardeais
3º Shaline - T. 211 - Equipe Falcão.

terça-feira, 21 de junho de 2011

equipe CARDEAIS !

6 parcial de pontos feita pela equipe bugio .

1º Lugar: Equipe Bugio - 212: 1871 pontos.
2º Lugar: Equipe Cardeais - 113: 1413 pontos.
3° Lugar: Equipe Abelhas Uruçu - 311: 1193 pontos.
4° Lugar: Equipe Lobo-Guará - 81: 1132 pontos.
5º Lugar: Equipe Falcão - 211: 1044 pontos.
6° Lugar: Equipe Sapo-Cururu - 111: 913 pontos.
7° Lugar: Equipe Onça-Pintada - 83: 820 pontos.
8° Lugar: Equipe Corujão - 112: 799 pontos.
9° Lugar: Equipe Camaleão - 82: Desclassificada.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Reta final, entusiasmo total!

Reeeeeeta final da gincana, e nós, como todas as outras equipes, estamos muito ansiosos. Damos o nosso máximo o tempo todo, e se não ganharmos, aceitaremos numa boa, porque afinal o importante não é só ganhar, mas sim a participação e o que aprendemos com tudo isso. Hoje combinamos as roupas para o garoto e garota Castelo, e creio que ficarão muito boas. Quanto aos lixos, por onde caminhamos juntamos tudo o que podemos. Não é só uma questão de gincana, mas também de limpar o meio em que vivemos. VAMOS LÁ CARDEAAAAAIS!!

Ano Internacional da Floresta-2011



Em 2010 comemoramos o Ano Internacional da Biodiversidade, que contou com diversos eventos, inclusive um deles abordado aqui no blog a COP -10 (a décima Conferência das Partes que tratou sobre a Convenção sobre a Diversidade Biológica – que como já sabemos não deu em muita coisa). Já 2011 será o Ano Internacional das Florestas.
A data e o tema são iniciativas aprovadas pela Assembléia Geral das Nações Unidas, que tem como principal objetivo esclarecer para todos a importância das florestas e de seu manejo sustentável na redução da pobreza. A programação contará com atividades internacionais, coordenadas pelo Fórum de Florestas (UNFF) e organizações da ONU, além de eventos nacionais.
fonte: http://essetalmeioambiente.com/ano-internacional-da-floresta-2011/

domingo, 19 de junho de 2011

A escola e o Meio Ambiente


Quando nos referimos à área ambiental, há muitas informações, valores e procedimentos que são transmitidos à criança pelo que se faz e se diz em casa. Esse conhecimento deverá ser trazido e incluído nos trabalhos da escola, para que se estabeleçam as relações entre esses dois universos no reconhecimento dos valores que se expressam por meio de comportamentos, técnicas, manifestações artísticas e culturais. É importante que o professor trabalhe com o objetivo de desenvolver, nos alunos, uma postura crítica diante da realidade, de informações e valores veiculados pela mídia e daqueles trazidos de casa. 

     O Meio Ambiente



Nós temos a tendência de imaginar que os povos antigos eram “ambientalmente amigáveis” e que viviam em harmonia com a natureza. Algumas pessoas (como os índios americanos), de fato, respeitavam e protegiam o meio ambiente. Mas há muitos exemplos de povos antigos que destruiram a terra em que eles habitavam. Ao fazer isso, alguns desses povos destruiram seu próprio sustento.
A grande cidade de Ur foi destruída pelas cheias após as árvores nas margens do rio Eufrates serem retiradas para uso como combustível para os fogos. Embora a Bíblia diga que a causa das enchentes foi a ira de Deus, a verdadeira causa foi, provavelmente, os danos ambientais causadas pelo homem.

sábado, 18 de junho de 2011

atividades de sexta - feira .

 Nesta sexta-feira foram realizadas diversas atividades no campo como: Torre de caixa de leite, Sugando feijão, Acertando na Lixeira, Avião de papel(reaproveitado), Acertando Latas com bola de meia, Pescaria de Latas e o Reciclamoda. 

recicla moda .

derrubando as latas .

pescando as latas .

equipe CARDEAIS.

todas as equipes.



(wellington)

E as Atividades no Campo...

O dia amanheceu de cara fechada mas segurou sua birra até as 11h, a partir daí a chuva tomou conta da Gincana. Tudo bem, transferimos as atividades de RECOLHIMENTO  dos Materiais RECICLÁVEIS para a próxima semana, sem data definida ainda, e brincamos muito, conquistando vários pontos usando o grande espaço do campo e durante a chuva, os corredores da escola (lamentando aqui que não temos quadra nem ginásio fechados). 
As Brincadeiras incluíram: Torre de caixa de leite, Sugando feijão, Acertando na Lixeira, Avião de papel(reaproveitado), Acertando Latas com bola de meia, Pescaria de Latas e o 
MARAVILHOSO DESFILE RECICLAMODA.

E vamos aos pontos conquistados esta manhã:


Equipe Lobo-Guará – 81: 560 pontos
Equipe Onça-pintada-83: 375 pontos
Equipe Sapo cururu-111: 575 pontos
Equipe Corujão-112: 610 pontos
Equipe Cardeais-113: 360 pontos
Equipe Falcão-211: 530 pontos
Equipe Bugio-212: 600 pontos
Equipe Abelhas Uruçu-311:  660 pontos



E a 6ª parcial? Só amanhã...

Fim de semana tem tarefa pelo blog e postagens de belas imagens de hoje!!!

(wellington)

Parciais de tarefas Óleo/Pilha/NF

Ontem foi o dia de recolhimento das PILHAS, que serão encaminhadas para o CIGRES, que dará o destino certo. E o ÓLEO de FRITURA, que será vendido a ECOÓLEO a R$ 0,60 o litro.
Também foram computados os pontos da arrecadação das Notas e Cupons Fiscais para o programa Solidariedade "A Nota é Minha", do qual a escola participa, revertendo em cautelas para sorteio de prêmios e valor financeiro repassado pelo estado de acordo com a quantidade de notas/cupons arrecadados.

Curiosidades sobre as tarefas:
  • Foram recolhidos 67 Kg de pilhas.
  • Foram trazidos 96 litros de óleo de fritura.
  • Foram arrecadadas 14.190 notas/cupons fiscais, revertendo em 473 cautelas.
Então os pontos das 3 tarefas por equipe são:


Equipe Lobo-Guará – 81: 118 pontos
Equipe Camaleão-82: 13 pontos
Equipe Onça-pintada-83: 58  pontos
Equipe Sapo cururu-111: 33 pontos
Equipe Corujão-112: 07 pontos
Equipe Cardeais-113: 548 pontos
Equipe Falcão-211: 111 pontos
Equipe Bugio-212: 694 pontos
Equipe Abelhas Uruçu-311: 183 pontos

(wellington)

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Mais provas e mais pontos...

Hoje pela manhã fizemos várias atividades somando muitos pontos, além do Reciclamoda, onde todas as equipes deveriam fazer uma roupa com materiais reciclados e que fosse bonito não ridículo!
 Não ganhamos como equipe destaque, mas valeu todo o esforço e trabalho que tivemos para confeccionar as roupas e acessórios, parabéns Cardeais e parabéns para todas as equipes que a cada ano estão melhor e muito mais criativos.



(Bruna)

Mudança na Venda da Latinha - ATENÇÃO

Equipes! Recado urgente e Hiperimportante!!!
A venda da latinha não será mais para a ASMAR, eles pagariam somente R$ 0,65 e consegui com a ajuda do Felipe (Equipe Camaleão) um outro local que pagarão R$ 2,20. Então segue a alteração:


TRAZER AS LATINHAS NA ESCOLA, ÀS 14h deixando uma pessoa para auxiliar na conferência do peso. A firma irá trazer a balança e caminhão na escola para fazer a coleta. Isso amanhã, caso não chova.


(wellington)

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Semana sem refri!

A escola nos proporcionou uma semana inteira sem refrigerante, e quem fosse visto tomando a bebida, seria descontado pontos da equipe. Foi uma experiência boa, porque o refrigerante não é uma bebida saudável e que deva ser ingerida frequentemente. Para a maioria não fez falta, porque a gente só quer uma coisa quando a vê. Como a semana passou e ninguém tomou, não sentiu a necessidade de tomar. Acho que seria uma boa ideia a substituição de refrigerantes por sucos na escola, porque afinal, escola é um lugar onde aprendemos e a prática é o primeiro passo, sempre. Um mês sem a venda de refrigerante na escola, ninguém mais sentiria falta.






(Gabriela;)

Tarefa 8: vídeo "Sustentabilidade"



Força CARDEAIS


terça-feira, 14 de junho de 2011

O cansaço tomando conta!

Reta final da gincana, e o cansaço vai tomando conta. Confesso que a turma está um pouco decepcionada, por termos nos empenhado tanto para fazer as atividades, e é um pouco difícil pra nós porque uma boa parte da turma mora no interior e não tem como vir em turno inverso... Estamos realmente cansados. Mas, continuaremos esperando que nas próximas tarefas nosso empenho seja reconhecido. Firmes, Cardeais!




(Turma 113;)